TEMPERATURA

 

Temperatura é uma grandeza física que mensura a emergia cinética médio de cada grau de liberdade de cada uma das partículas de um sistema em equilíbrio térmico. Ou é a grandeza escalar que determina o estado de vibração das moléculas de um corpo mostrando-se um objecto esta quente ou frio.

Se a vibração molecular é intensa, a temperatura de um corpo é alto e o objecto fica quente. Quanto menor for a vibração molecular, menor é a temperatura e mais frio o objecto está.

DIFERENÇA DA TEMPERATURA E CALOR

O calor é a quantidade de energia que flui entre dois corpos em razão de diferença de temperatura entre eles. Quando dois objectos com temperaturas diferentes são colunas em contacto que flui.

TRANSFORMAÇÃO DE TEMPERATURA

Os termómetros  são os instrumentos de medida que determina a temperatura de uma corpo por meio de uma escala termométrica. Actualmente existem três escalas  termométricas em uso que são: escala Célsius, escala Fahrenheit, e escala Kelvin.

VARIAÇÃO DA TEMPERATURA

Imagine que um determinado corpo tenha sua temperatura elevada de 10ºc para 60ºc. Nesse cão houve uma aumento de 50ºc na temperatura sofrida pelo corpo foi de 50ºc, e isso pode ser determinado matematicamente por meio da diferença entre o valor e o valor inicial de temperatura (60-10=50).

VARIAÇÃO DA PRESSÃO ATMOSFÉRICA

A sua manifestação está directamente relacionada a força  da gravidade e o influência que essa realiza sobre as moléculas gasosas que compões a atmosfera. Assim a pressão atmosférica sofre variações conforme as altitudes e as condições de temperatura do ar. A pressão atmosférica também interfere nas condições de tempo.

Pressão Atmosférica é o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre. Sua manifestação está directamente relacionada á força  da gravidade  e a influência que essa realiza sobre as moléculas gasosas que a compões a atmosfera. Assim, a pressão atmosférica sofre variações conforme as altitudes e as condições de temperatura do ar.

As variações de pressão atmosférica existentes nos diversos pontos da terra são responsáveis pela ocorrências dos ventos que se deslocam das zonas de alta pressão para as zonas de baixa pressão. Por esse motivo temos a formação da circulação atmosférica e o deslocamento das massas de ar bem como todos os fenómenos  climáticos resultantes desses processos.

A pressão atmosférica  também interfere nas condições do tempo. Isso porque as zona de baixa pressão provocam a subida das frentes de ar, o que proporciona a formação de nuvens enquanto as zonas de  alta pressão proporcionam a descida de ar, impedindo a formação de nuvens e deixando o tempo mais limpo.

O instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica de uma dado local é o barómetro que realiza a medição em mb (milibares) a pressão média da terra é de 1013 mb.

Um pensamento em “TEMPERATURA”

Deixe um comentário