GESTÃO DE NEGÓCIO

INTRODUÇÃO

De forma prática, gestão de negócios é administrar uma empresa e seus principais processos internos, em busca de resultados que atendam seu plano de negócios ou planejamento estratégico. A gestão de negócios está pautada na organização, para isso se utiliza de eficientes ferramentas gerenciais como softwares de gestão, e qualificação de seus profissionais.

Então gerir um negócio é ficar de olho em os processos dentro da empresa, desde o contato do fornecedor que entrega a matéria-prima até a venda do produto pronto ao cliente final. Essas etapas precisam ter controle e regras bem estabelecidas, todos que compõem a empresa devem conhecer e seguir. Existem totens que orientam a boa gestão de negócios, são eles: O cliente como ponto principal, Controle na gestão financeira, Qualificação da equipe,  O papel do empreendedor

Para empresas que já estão no mercado, ou àquelas que iniciam sua jornada, o cliente é sempre o ponto principal de qualquer estratégia.

Essa premissa nunca será clichê, pelo contrário, esquecer do cliente por instantes, poderá acarretar em prejuízos. Principalmente hoje no mundo tomado pela internet e a rápida comunicação.

Sua gestão de negócios precisa ser voltada aos interesses do consumidor. É natural que concentre esforços comerciais que lhe ajude a conhecer seus clientes, e alcance outros. Vale buscar auxilio de assessorias empresarias, ou agências de marketing, traçarão excelentes planos para manter uma boa relação com seu público.

As finanças são pilares de qualquer empresa. Quem monta um negócio tem como objectivo principal o lucro. E para ter bons números ter controle total de custos e faturamento, mostrará que segue o caminho de uma boa gestão de negócios. Actualmente existem sistema de controle financeiro eficientes, que unem desde o contas a pagar até emissão de boletos e conciliação bancária. É um óptimo investimento para quem busca ter o domínio da actividade financeira da empresa.

 

 

 

FUNÇÕES DE GESTÃO DE NEGOCIO

Há muitas funções que os gestores têm que desempenhar para serem eficazes e eficientes. Se seleccionarmos as mais importantes, temos o planeamento, a organização, a liderança e o controlo. Estas quatro funções representam um ciclo contínuo.

A fase do planeamento envolve a definição de objectivos para a organização e a forma como estes objectivos devem ser atingidos. Grande parte da informação necessária para completar esta etapa provém do exterior, onde se procuram oportunidades e ameaças. No interior da organização, analisam-se forças e fraquezas. A visão e a missão da organização sintetizam os objectivos gerais, a partir dos quais são definidos os objectivos específicos.

A organização e a liderança ocupam a maior parte do tempo das funções de gestão. Nestas, os gestores decidem a melhor forma para afectar os recursos. Sejam recursos humanos, recursos financeiros ou mesmo recursos intangíveis. Estas funções garantem a execução eficaz das operações da organização. O controlo é a função que assegura que os objectivos estão a ser cumpridos. Para tal, mede os resultados e compara-os com as metas propostas. Também faz parte das funções do controlo a análise de desvios e a introdução de medidas correctivas.

CAPACIDADE DE LIDERANÇA

O sucesso de uma empresa depende consideravelmente das capacidades de liderança dos seus gestores. Quem ocupa um cargo superior e quer liderar colaboradores de forma competente deve ter qualidades de liderança. Algumas destas capacidades de liderança podem ser aprendidas, enquanto outras são traços da personalidade. Um requisito para as competências de liderança é ter um sentido natural de autoridade e sentir-se confortável num cargo de liderança, pois só então os seus colaboradores irão confiar em si e permitir-lhe liderar. Descrevemos abaixo as dez qualidades de liderança consideradas mais importantes pelos consultores de recrutamento e psicólogos:

  1. Comunicação – a capacidade para comunicar é considerada uma qualidade de liderança importante por muitos. Não surpreende, visto que uma grande parte das funções de um gestor envolve comunicar conteúdos e estratégias interna e externamente. No entanto, este fluxo de informação poderá não ser unilateral, uma vez que os bons chefes têm sempre um ouvido atento às preocupações dos seus colaboradores. A comunicação bem-sucedida requer um toque diplomático – também esta é uma qualidade de liderança importante.
  2. Dar um bom exemplo – os líderes também funcionam como modelos, uma vez que são observados constantemente. Os supervisores que pedem algo dos seus colaboradores que eles próprios não fazem rapidamente perdem a sua credibilidade.
  3. Prontidão para aceitar e dar responsabilidades – Alguém tem de tomar decisões e assumir a responsabilidade e geralmente essa pessoa é o chefe. No entanto, as competências de liderança também podem ser vistas como uma capacidade para renunciar a responsabilidade e delegar tarefas. Aqueles que passam responsabilidades para os seus colaboradores motivam-nos e asseguram a sua lealdade.
  4. Motivação – Motivar os colaboradores, inspirá-los e promover o entusiasmo pelos projetos é uma das qualidades de liderança mais importantes e uma chave para o sucesso, porque apenas os colaboradores motivados são bons colaboradores.
  5. Reconhecer e promover o potencial – os gestores com qualidades de liderança têm um sentido apurado de como as pessoas funcionam: reconhecem capacidades especiais e sabem como utilizá-las em prol da empresa. Em vez de se assustarem com potenciais concorrentes, esses gestores incentivam os colaboradores talentosos e motivados a transformarem-se em novos líderes.
  6. Tolerar os erros – os erros acontecem e ninguém está imune. Mas aprendemos com eles. Assim, enquanto chefe, deve mostrar um certo grau de tolerância para com os erros. Em vez de se irritar e criticar, trabalhe em conjunto para os analisar de modo a que não se repitam. Os colaboradores que têm medo de cometer erros e dos seus supervisores não podem trabalhar eficientemente ou com liberdade.
  7. Flexibilidade – os supervisores devem ser capazes de ajustar o seu estilo de liderança à situação, o que exige flexibilidade e intuição.
  8. Definir objetivos e expetativas – Os colaboradores apenas podem trabalhar de forma orientada para os objetivos quando lhes é explicado claramente o que se espera deles. Aqueles que atribuem à sua equipa tarefas desafiadoras com prazos claros e realistas podem esperar bons resultados.
  9. Autorreflexão – todos temos pontos fortes e fracos, até os supervisores. Quanto mais ciente estiver das suas próprias capacidades e mais aberto(a) for em relação às mesmas, mais sucesso terá como líder.
  10. Autenticidade – Mesmo sendo o(a) chefe, deve ser você mesmo(a) e descobrir o seu próprio estilo de liderança individual. Aqueles que fingem ser algo que não são ou se escondem atrás das suas funções de supervisor são vistos como não sendo autênticos e, com o tempo, não serão líderes bem-sucedidos.

O PAPEL DA LIDERANÇA NUM NEGÓCIO

Para fazer algo inspirador e importante para a sua vida, ter companheiros em sua jornada e exercer mais influência profissional, é preciso se tornar um líder. Mas você não pode arrebatar a liderança directamente. Ela chega quando outras pessoas reconhecem o seu trabalho. Ser um líder não tem qualquer sentido sem ter por perto outras pessoas que escolham caminhar com você. É preciso ser forte e ter recursos para percorrer a sua jornada. Você precisa ser influente e inspirar os outros a se juntarem a você nessa caminhada. Ser um líder significa desenvolver a si próprio. Assim, você encontrará recursos dentro de si que não sabia que tinha. A maior influência de um líder vem de quem ele é, do que ele faz e do exemplo que dá. Suas habilidades envolvem comunicação e respeito.

Liderança se baseia em propósito, visão e valores. Não é uma qualidade que possa ser racionalizada ou controlada. Um líder precisa compreender o sistema do qual faz parte, ver além do óbvio, sentir como os eventos se conectam a padrões mais profundos, enquanto outros apenas veem apenas acontecimentos isolados. Liderança é uma combinação de quem você é com as suas habilidades e talentos e a sua compreensão da situação ou do contexto em que você está. Embora esses elementos sejam universais, você juntará as peças de uma maneira única.

HABILIDADE SOCIAL NUM NEGOCIO

O conhecimento técnico é importante, mas não suficiente. Após a invasão da tecnologia nas mais diversas tarefas do nosso quotidiano, saber operar uma máquina ou software soa como algo obsoleto. Para Barbara Freeman, pesquisadora na Universidade da Califórnia em Berkeley (UC Berkeley) e consultora de empreendedores de impacto sócio ambiental no Banco Mundial, o ensino de soft skills permite que os empreendedores apliquem suas habilidades sociais nos negócios, como empatia, curiosidade, coragem, tolerância, inspiração, motivação e flexibilidade.

Empreendedorismo é trazer ao mundo novas possibilidades e desenvolver novos potenciais nas pessoas com quem você trabalha”, afirma Barbara. A pesquisadora está no Brasil para participar do Science meets Business 2018, evento que ocorre na FEA – USP nos dias 22 e 23 de março e tem como proposta promover a integração na relação entre universidades, empresas e governo. continentes.

AUTO-CONFIANÇA E AUTO-ESTIMA

Infelizmente, para muitos de nós, nossa autoestima e autoconfiança parecem aumentar e diminuir como as ondas do mar — num minuto você está surfando na crista duma onda de autoconfiança e felicidade; no próximo minuto, algo talvez aconteça e você cai de volta num mar de dúvidas.

Para algumas pessoas pode até parecer que nunca vão conseguir se reerguer; em vez disso, vão continuar sendo atingidas por outras ondas e começar a se afogar na baixa autoestima e na falta de autoconfiança. Esse ciclo pode frequentemente levar a constante ansiedade, autodesprezo e insatisfação na vida. Não é uma maneira muito produtiva nem agradável de viver.

Então, para desenvolver um nível saudável de autoestima e autoconfiança, em primeiro lugar, precisamos definir a diferença entre autoestima e autoconfiança. A diferença entre Autoestima e Autoconfiança

  1. Autoconfiança: A crença de que você pode alcançar sucesso e competência
  2. Autoestima: Sua opinião a respeito de si mesmo e de seu valor

CARACTERÍSTICA DE UM BOM LÍDER

Empreendedorismo e liderança estão interligados. E, na realidade do e-commerce, essa fusão também deve acontecer e fluir com o desenvolvimento do negócio. Diante desse cenário, confira 5 dicas para ser um líder melhor:

Seja flexível. Os líderes assumem sempre uma posição de exemplo diante da sua corporação. Portanto, para que seu negócio seja bem-sucedido, antes de encantar clientes, é preciso encantar colaboradores. A flexibilidade na liderança vai desde entender a realidade e o momento do funcionário, até lhe dar razão quando um cliente reclama descabidamente.

Seja um mentor. Por ser o líder, a responsabilidade de orientar e direcionar o caminho para os colaboradores, parceiros, fornecedores e, para o próprio negócio, é sua. Por isso, esteja sempre por dentro dos acontecimentos da sua empresa e das oportunidades de negócio.

Seja prático. Diante da atualização do mercado virtual, especialmente, a praticidade e a objetividade são essenciais para um empreendimento estruturado. Por isso, busque soluções e, também, aceite o ponto de vista de seus colaboradores para melhorar o andamento da empresa.

Seja social. Facilite a vida de seus consumidores, e do seu e-commerce como um todo. Como líder, estabeleça os canais oficiais de comunicação, ampliando suas redes e oportunidades de negócio, fortalecendo, assim, o relacionamento entre empresa e cliente.

Seja receptivo. Aceite feedbacks de consumidores, de parceiros, de colaboradores, de fornecedores, de familiares e analise friamente como seu empreendimento pode melhorar a partir dos diferentes pontos de vista. Não descarte nada de cara, mas reveja, planeje e invista.

AUTORIDADE

Uma autoridade segue normas, e muitas vezes tem a crença de que as decisões que funcionaram no passado também funcionarão hoje. Os conhecimentos necessários são passados de geração para geração: isso funciona muito bem em uma sociedade estática, em que a mudança acontecia com pouca frequência e com certo tempo de aviso, mas essa não é a sociedade em que vivemos. Na era da ruptura, em que a inovação é constante e impossível de ignorar, uma autoridade não basta. Não existe método comprovado para lidar com todos os novos desafios trazidos pela tecnologia moderna, por isso as empresas precisam ser guiadas por algo mais fluido e adaptável : em momentos de transição, a empresa precisa de um líder.

QUALIDADES PESSOAIS

Um líder não surge por acaso. Ele possui um perfil e tem características marcantes que fazem dele uma pessoa/profissional diferenciado. Veja abaixo as principais características de quem se destaca em uma liderança.

– Ele é um bom observador, está sempre atento ao ambiente e sabe analisar o que acontece ao seu redor para encontrar soluções eficazes para cada problema.

– Ele tem empatia, pois reconhece que cada pessoa tem seu limite, suas qualidades e defeitos. Ele usa isso para conhecer detalhadamente o perfil de sua equipe e saber como trabalhar com eles e mantê-los motivados.

-O líder está sempre em busca de conhecimento, pois sabe que quanto mais especializações, melhor ele saberá lidar com situações diversas e resolver problemas internos com mais facilidade. Além disso, ele divide esse conhecimento com seu time, compreendendo que quanto mais conhecimento a equipe tiver, mais forte e eficaz ela será.

– É um bom ouvinte e comunica-se bem. Ele entende que é importante ouvir a todos em sua empresa e sabe que deve haver muito respeito na hora de conversar com seus colegas.

– O líder tem que ser humilde. Ao reconhecer que também tem suas falhas e que não é melhor (no sentido pessoal) do que outras pessoas fazem com que ele tenha empatia e sensibilidade para tratar de problemas em sua equipe.

– Ele sabe distribuir tarefas para que, assim, ninguém fique sobrecarregado com nada. Além disso, ele participa a todo o momento das atividades com seus colegas, pois divide com eles não só os bônus de ter realizado um bom trabalho, como também todas as responsabilidades envolvidas.

– Um líder precisa ser confiante e ter iniciativa. Com essas qualidades, ele conseguirá ter sempre uma direção para qual levar seu time e se sentirá seguro para realizar mudanças e aceitar novos desafios.

ESTILO DE LIDERANÇA

Os estilos de liderança são as diferentes formas que um líder pode atuar. Eles dizem respeito às estratégias utilizadas para motivar, organizar e interagir com os seus liderados. Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, dos estilos de liderança autocrático, democrático e liberal. o estilo de liderança pode ser responsável por até 30% do lucro de um negócio.

Há vários estilos de liderança, e cada um é resultado de uma combinação de diversos componentes. Cada um desses estilos possui suas vantagens e desvantagens. Ou seja, funcionam melhor em determinadas situações e não são efetivos em outras.

Tipos de liderança nas organizações – nas literaturas e estudos mais tradicionais, destacam-se três estilos de liderança: a liderança autocrática, a liderança democrática, e a liderança liberal.

IMAGEM

O processo de gestão de imagem, seja corporativa ou pessoal, será cada vez mais complexo na medida em que os estudos sociais e comportamentais evoluírem. Uma empresa que investe milhões na composição de sua marca, contudo, mantém um trabalho precário na administração de recursos humanos, mente para si mesmo. Isto não é tudo, se não tiver uma consistente política de qualidade dos produtos e serviços, estará fadada ao fracasso. Junte ao pacote uma atitude relapsa de relacionamento e atendimento ao cliente, então será o fim.

A gestão de imagem é uma área peculiar apenas ao marketing, é preciso ter uma estratégia sólida e planejada para todas as áreas afins. Com base nessa premissa, muitas vezes é preciso ouvir a realidade dos departamentos pares para obter a análise detalhada e confrontá-la com a chamada “realidade de público”, onde as pessoas emitem seus pareceres sobre a visão que têm da empresa como um todo. É com base no resultado desse estudo que desenhamos o planejamento estratégico de gestão de imagem, com suas respectivas estratégias e ações necessárias para o sucesso do projeto.

CAPACIDADE COMUNICAÇÃO

Cada vez mais o cidadão comum tem a percepção da importância de falar bem em sua vida, sendo uma necessidade fundamental se comunicar. Seja na hora de disputar uma vaga no mercado do trabalho ou cultivar relacionamentos é importante perceber o quanto usamos a comunicação, principalmente a verbal.

Sem a comunicação, jamais poderíamos demonstrar o quanto somos melhores hoje do que fomos ontem, tampouco avançar em relação às nossas qualificações profissionais. É importante entendemos essa profundidade da comunicação, percebemos que ela necessita de amor e afeto para ser inteira, completa, integral.  Precisamos perceber e desenvolver nossas capacidades de acordo com as novas ferramentas e ir além, afinal, ninguém quer correr o risco de ficar parado no tempo. Isso significa se envolver com as dimensões da comunicação. Para entender melhor, desenvolvi as dimensões de Comunicação Verbal. Confira abaixo.

  • A primeira é a intrapessoal, que tem a ver com a “ponte” que uma pessoa estabelece consigo mesma e até onde ela é capaz de trabalhar o seu comportamento e transformar a timidez em força para se expressar com confiança e entusiasmo.
  • A segunda dimensão é a interpessoal, que não é exatamente o oposto da primeira, mas engloba o diálogo, a empatia, a importância do feedback, o elo com nosso interlocutor e a força da alteridade (a capacidade de se colocar no lugar do outro).
  • Outra dimensão é a vocal, que lida com o “como” dizer.
  • A quarta dimensão trata da comunicação corporal: até que ponto os nossos gestos, expressões faciais, estilos, aparências e sinais são importantes para as mensagens sem palavras?
  • A dimensão técnica, por sua vez, tem a ver com os recursos para uma comunicação adequada aos ambientes e circunstâncias, isto é, o ambiente ou ferramentas como aplicativos, audiovisuais, etc.
  • Na dimensão intelectual, que a produção dessa comunicação assume destaque quando somos capazes de planejar e preparar com propriedade as nossas apresentações.
  • Por último, e não menos importante, a dimensão espiritual se refere ao cultivo dos nossos valores para a busca de uma liderança pessoal e exclusiva nesse estágio de “animal especial” alcançado pelo homem, em que é concedida a cada um de nós a magnífica oportunidade de deixarmos a nossa marca no mundo.

 

 

 

 

CONCLUSÃO

 

Após das pesquisas realizadas e em conformidade com as mesmas concluímos  que; As pessoas têm encontrado espaço para suas vozes, e elas são responsáveis por assegurar que o governo seja efectivo. O governo, por sua vez, é responsável por capacitar e dar poder ao sector privado e às pessoas. É uma interacção entre os três grupos. Para entender um problema, é preciso buscar todas as perspectivas. Acredito que falar com a comunidade é tão importante quanto ouvir governos e executivos. Não acredito em uma mudança sustentável sem a completa compreensão das barreiras e possibilidades disponíveis.

Não dá para pensar em gestão de imagem pela metade, apenas para lançar um produto ou para projetar a marca de uma empresa pela mídia no afã de capturar a mente das pessoas. É preciso manter uma constância entre todas as fases do processo para não ver o esforço inicial despencar ladeira abaixo. Isto também ocorre na gestão de imagem de um atleta, artista ou profissional de qualquer setor. Apenas atuar no campo da assessoria de imprensa não é suficiente para alavancar e manter a carreira nos trilhos. Por isso é determinante saber planejar, construir estratégias vencedoras e criar suportes de comunicação para a manutenção ao longo do tempo, sem contar, é claro, com o talento e a competência de cada um.

Autoestima se refere mais ao que achamos de nós mesmos como pessoas, ao passo que autoconfiança se refere mais ao que achamos de nossas habilidades para lidar com certas situações ou tarefas.

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